quarta-feira, 24 de julho de 2019

O Pássaro

Hoje vamos falar de um quadrinho para crianças: O Pássaro, de Carolina Michelini e Michele Iacocca.

 - Peraí! Mas isso é quadrinho ou é livro ilustrado?

Então… este é um livro que narra uma história através de um arranjo de imagens em sequência, também conhecido como arte sequencial, ou narrativa gráfica. Além disso, a história é contada totalmente sem o apoio de textos. Portanto, apesar da editora vender o livro como sendo “livro ilustrado” (afinal, este é o mercado desta editora), este livro é de fato uma “história em quadrinhos”.

Esse livro nos apresenta um pássaro, que tem sua vidinha tranquila dentro de uma gaiola e cuidado todos os dias por seus donos. Bem tratado pelas crianças, com sua vidinha saudável garantida, recebendo alimento e água nas horas certas, o pássaro passa os dias. No entanto, este pássaro tem um sonho: Liberdade. Assim, um dia o pássaro resolve que é hora de viver o outro lado e foge de sua gaiola.

Agora, livre de sua gaiola e dos cuidados corriqueiros de seus “donos”, o pássaro vive uma aventura conhecendo outros pássaros, caçando seu próprio alimento, e até mesmo sendo caçado.

Será que o pássaro se arrependeu de ter fugido? Será que ele era mais feliz antes? Nesse livro lindamente ilustrado, os autores nos convidam para reflexão das decisões que estamos tomando em nossas próprias vidas. Será que estamos cada vez mais construindo uma gaiola ao nosso redor, esperando que alguém nos alimente todos os dias? Ou nós estamos abrindo nossas asas e voando cada dia mais longe?

Uma leitura maravilhosa, tanto para crianças quanto para adultos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário