sábado, 27 de julho de 2019

O Violino

Hoje vamos falar de mais um quadrinho infantil maravilhoso da dupla Carolina Michelini e Michele Iacocca.

Para quem não viu o meu post anterior, este livro, apesar de ser vendido pela editora como “livro ilustrado”, é de fato um quadrinho. Este é um livro que narra uma história através de um arranjo de imagens em sequência, também conhecido como arte sequencial, ou narrativa gráfica. Além disso, a história é contada totalmente sem o apoio de textos. Portanto, uma história em quadrinhos.

Neste livro somos apresentados a uma menina que ouve uma música entrar pela janela. Curiosa, ela corre para descobrir que música é essa e de onde ela vem. Dessa curiosidade nasce uma nova amizade e o interesse pela música, em especial, pelo violino.

Em seu aniversário, a menina ganha um violino rosa de presente. No entanto, aqui descobrimos que não basta ter o instrumento, e nem o desejo. O “dom” de se tocar um instrumento não é algo com o qual se nasce. Qualquer que seja o conhecimento para se fazer algo requer aprendizagem, dedicação e persistência. E nesse livro somos apresentados a jornada dessa menina na descoberta de algo novo, a frustração das primeiras incursões com o instrumento, o processo de aprendizagem e a “glorificação”.

Uma curiosidade sobre o livro é que os autores compuseram a “trilha sonora” para a história. Todas as linhas de música apresentadas ao longo da história podem ser tocadas (caso você saiba fazer isso, obviamente).

Novamente, um livro tocante, com uma história de descobrimento que se aplica tanto para crianças quanto para adultos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário