quarta-feira, 24 de julho de 2019

01 Conto por 10 Conto

A capa do zine, feita pelo André.
Vamos falar um pouquinho sobre contos.

Tive a oportunidade de conhecer uma das publicações do projeto “01 conto por 10 conto”, da autora Mariana Zambom Braga em parceria com o artista André Braga. Este projeto é uma parte de outro projeto da autora, chamado “mil palavras por dia”, que pode ser melhor conhecido no blog homônimo.

O conto que eu li foi “O que nos torna humanos”, que inicialmente me chamou a atenção por causa da capa desenhada pelo André. O texto, de umas 4,5 páginas, aborda uma temática constante nos livros de ficção científica: quando robôs e inteligências artificiais forem capazes de reproduzir nossos comportamentos e atitudes, o que nos diferenciará deles? Tema este bastante apropriado para o dia de hoje, quando perdemos o ator Rutger Hauer, que interpretou o replicante Roy Batty no filme Blade Runner.

Neste conto a autora nos coloca numa cafeteria de uma empresa, onde os androides fazem as tarefas “menos nobres”, como servir as pessoas. Se não fosse pela máquina, poderia se parecer como qualquer cafeteria nos dias de hoje. No entanto, algo de especial acontece: o androide pergunta para a nossa protagonista o que vem a ser a realidade. Esta pergunta lhe põe a pensar sobre a questão, a perceber melhor a máquina que lhe atendia, os seus amigos e a si mesma.

Uma história bem gostosa e leve para que curte o tema. Para quem quiser ter o seu, os dois estão todos os domingos de manhã no parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Para quem não é da região, visite o blog da autora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário